20/03/2009

BICUDO




Tamanho da letra A- A+



O PÁSSARO


Bicudo Rio Negro - Galador

O Bicudo, Oryzoborus maximiliani, é um pássaro apreciado pela sua beleza física e também por seu canto melódico, rico em notas e com voz flauteada. Toma postura ereta ao cantar, com o peito empinado e cauda baixada, destacando sua valentia e disposição para disputas territoriais. É atualmente no Brasil um dos pássaros canoros mais afamados e procurados. A frase musical do canto dos bicudos apresenta, por vezes, mais de 20 notas.


Ocorrem variações regionais e individuais no canto e na cor do bico. Participam das provas de canto e fibra nos torneios brasileiros.

Voa com facilidade longas distâncias e alcança altitudes muito elevadas. A velocidade durante o vôo é muito rápida, favorecida pelo seu pouco peso que é geralmente cerca de 25g, com um comprimento médio de 16 cm e uma envergadura de 23 cm. Sua cauda é composta de 12 penas e cada asa possui 17 penas. É dotado de uma ótima visão, possui um bico grosso e cônico.

Prefere regiões de clima quente, com temperatura acima de 25°C. Habita veredas com arbustos, beira de capões, brejos, principalmente onde haja água abundante e também a ocorrência do capim-navalha (Hypolytrum pungens), que é o alimento básico do bicudo em ambiente natural. Este capim é regulador de intestino, conserva o bico e, principalmente, ajuda o pássaro a se recuperar de qualquer tipo de queda de resistência física. Porém, sabemos que contém muito cálcio, não devendo ser administrado em excesso nos ambientes domésticos. Aprecia ainda o arroz, o que colabora muito para o seu desaparecimento, por causa dos agrotóxicos.

Quando adulto, os machos apresentam coloração preta, com uma mancha branca na parte externa das asas. A parte inferior das asas apresenta nuances de branco. Seu bico é branco ou manchado na maioria dos bicudos. Os da subespécie Astrirostris apresentam seu bico totalmente preto. As Fêmeas e os filhotes apresentam coloração parda, e tons de castanho.

Durante a muda de penas eles não cantam, ficam escondidos e saem do seu território. Por esse comportamento, pouco se conhece sobre o habitat nesta época de muda. Grande parte das aves se adapta a vários tipos de ambientes, mas os bicudos não apresentam essa capacidade. Fora do ambiente descrito como ideal para esses pássaros, a procriação se torna muito difícil.

O bicudo é um pássaro territorialista, isto é, dominam um espaço onde não permitem a presença de outros exemplares de sua espécie. O tamanho do território é aproximadamente 100 metros de diâmetro ao redor do ninho, onde seu canto possa ser escutado com nitidez. Esta área territorial é utilizada principalmente na estação reprodutiva. As fêmeas também são muito agressivas, sendo capazes de travar lutas de morte com outras fêmeas para defender seu território e seu macho.

Na natureza os bicudos são monogâmicos, ou seja, vivem em casais estáveis, que estão juntos durante a maior parte do tempo. Voam um atrás do outro, procurando não se separar muito e mantendo comunicação através dos piados e do canto. As fêmeas sempre têm a preferência na hora da alimentação. Há muitas diferenças entre o comportamento do macho e da fêmea. Os machos são vigilantes e alertas, movimentam-se muito e por esse motivo aparecem mais que as fêmeas. Procuram estar sempre nos lugares onde podem avistá-las. As fêmeas ficam mais escondidas e se preocupam mais com a segurança do ninho.

Na natureza não há registro de exemplar que tenha vivido mais de dez anos pelo fato de ficarem muito expostos aos inimigos naturais, como aves de rapina, pássaros maiores, répteis, o homem, doenças, brigas entre indivíduos da mesma espécie, dificuldade de alimentar-se em épocas de seca e destruição dos habitats naturais. Porém em ambiente doméstico, onde os mesmos contam com a proteção dos criadores, alimentação balanceada e medicação apropriada, existem inúmeros pássaros com 20, 30 anos ou mais que ainda participam de torneios. Possuem a capacidade de reproduzir-se com idade avançada. Esta característica é utilizada pelos criadores para realizar melhoramento genético. Através do cruzamento de pássaros campeões, estaremos garantindo a obtenção de filhotes com grande qualidade.

Atinge a maturidade sexual com cerca de dois anos e meio. Com a sucessão das gerações reproduzidas em cativeiro estão se tornando mais precoces, com machos iniciando a reprodução com dois anos e as fêmeas com um ano e meio.

As posturas são de dois ovos (em alguns casos são três) e o período de incubação varia de 13 a 15 dias. A estação reprodutiva vai de outubro a março e um casal pode tirar uma média de três ninhadas no período. Na maioria das vezes o resultado de uma ninhada é um casal de filhote. Atualmente são reproduzidos com certa facilidade em cativeiro, e é essa a grande garantia para a perpetuação da espécie. O Governo Federal, através do IBAMA, incentiva, orienta e normatiza procedimentos para a manutenção e transferência de posse dos pássaros silvestres reproduzidos em cativeiro.

As subspécies e os indicativos médios anuais segundo o ibama.

Nome Cientifico Nome Comum Indicativos Médios Anuais de: Diametro
Ninhadas Posturas Anilhas
Oryzoborus crassirostris Bicudinho-belenzinho 3 3 9 2,8
Oryzoborus m. maximiliani Bicudo-verdadeiro 3 2 6 3,0
Oryzoborus m. gigantirostris Bicudo-pantaneiro 3 2 6 3,2
Oryzoborus m. atrirostris Bicudo-do-bico-preto 3 2 6 3,2
Oryzoborus m. magnirostris Bicudo-pataneiro-grandão 3 2 6 3,2

10 comentários:

  1. As especies e subspecies de Bicudos podem serem cruzados?

    ResponderExcluir
  2. as especies e subspecies de Bicudos podem serem cruzadas entre si na natureza ou em cativeiro?

    ResponderExcluir
  3. o cruzamento entreas subspecies fica facil em cativeiro

    ResponderExcluir
  4. Olá Vanderlei... Desejo saber se vc tem uma femea de bicudo q não seja tão cara pois estou desempregado só que comprei um bicudo com canto mais bonito que o postado no youtube "As de Ouro" e quero criar com ele pois tem muita FIBRA sendo extremamente valente, mostrei pra uma femea de azulão e ate tentar galar ele tentou...Desde já agradeço as dicas... òtima semana... Fábio

    ResponderExcluir
  5. ola vanderlei quanto custa um casal de bicudode 6 meses. meu orkut e jhulioneves@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Essa espécie está criticamente ameaçada de extinção na natureza e a principal causa é a captura para tê-lo como animal domestico, pois seu canto é muito apreciado.Essa prática tem dificultado muito a sua conservação (dados do Ministério do Meio Ambiente - Livro vermelho da fauna brasileira ameaçada de extinção, 2008)

    ResponderExcluir
  7. Olá. Meu nome é Tayrone e tenho 3 casais de Bicudos Maximiliani que estão na muda, espero que quando sairem dela eu consiga reproduzi-los pois nunca tirei filhotes dessa espécie.Sou dentista em Rondonópolis-MT e aprecio a passarinhagem regularizada. Um grande abraço e parabens pelo site.

    ResponderExcluir
  8. sou criador de bicudo a cinco anos e ja tirei com um so casal mais de 20 exemplares, adoro esta especie de passaro, quero adquirir um bicudo pantaneiro, quem tiver um faço troca por dois dos meus filhotes, meu imail é mauricio-anjospmpr@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Por gentileza, como diferencio machos e fêmeas de bicudos quando ainda estão pardos? Por favor responda para jnguima@yahoo.com.br.
    Grato.

    ResponderExcluir