26/03/2009

BICO DE LACRE


Aves em Portugal - Bico-de-lacre comum


Nome comum: Bico-de-lacre comum

Nome Científico: Estrilda astrild

Nome em inglês: Common Waxbill

Pertencente à família Estrildidae esta ave de, aproximadamente 10 centímetros, é considerada uma das mais numerosas espécies de pássaros no planeta. É uma espécie originária da África, sendo introduzida em Portugal em 1964.

Apresenta uma cor cinzenta ou acastanhada, com o bico vermelho-vivo e com uma marca nos olhos também vermelha. É extremamente dificil determinar o género destas aves à vista desarmada. As marcas do macho apresentam, muitas vezes, um maior contraste e umacoloração no peito mais intensa. No entanto isto não constitui uma garantia segura. A exibição do macho é o único sinal seguro.

É uma espécie essencialmente granívora, consumindo muito raramente insectos. Esta ave encontra-se associada a uma grande variedade de meios, que vão desde habitats associados a zonas húmidas, como caniçais e outra vegetação que bordeja as linhas de água, assim como a arrozais e outros meios agrícolas. Provavelmente, a sua facilidade de adaptação a diferentes habitats, foi um dos factores mais importantes para o sucesso da sua introdução no nosso país.

Em Portugal nidifica praticamente ao longo do ano todo, excepto nos meses mais frios, o que também terá contribuido para o rápido sucesso da sua expansão. Tem várias posturas anuais, normalmente constituida por 4-6 ovos, brancos, e o periodo de incubação situa-se entre os 11 e os 12 dias. Os juvenis permanecem no ninho entre 17 a 21 dias. As crias são distaintas dos adultos pois apresentam uma plumagem incompleta e o bico preto.

Apenas como curiosidades...em Portugal esta ave expandiu-se mais rapidamente para o norte (cerca de 13km/ano) do que para o sul (6km/ano) a partir da área de introdução, e um dos locais de melhor observação situa-se no Algarve, na Ria Formosa.

8 comentários:

  1. Hoje no meu jardim acabaram de sair do ninho 3 filhotes...

    ResponderExcluir
  2. eu queria saber se esses passarinhos cantam ??????

    ResponderExcluir
  3. pimenta (carnaxide)26 de maio de 2010 às 17:09

    É pena que no nosso pais não se possa ter estas aves legalizadas como em espanha podiamos fazer criaçoes e devolver ao meio ambiente e estariamos a contribuir para o aumento das populaçoes de aves

    ResponderExcluir
  4. Meu jardim/quintal sempre recebe a visita de vários desses passarinhos, e são muito bonitinhos, e cantam!
    Por isso minha curiosidade em saber o nome deles, que achei aqui!

    ResponderExcluir
  5. o campeao do mundo de bicos de lacre de exposiçao é portugues..tentem ver os exemplares campeoes.. joao marco de canaveses

    ResponderExcluir
  6. Há aproximadamente 1 ano comecei a limentar bicos de laca no jardim de casa. No início eram apenas ums 4 ou 6, que vinham comer juntamente com rolinhas e pardais, Hoje fazem uma nuvem imensa, passam o dia todo por perto mas sabem de cor os horários que coloco comida no chão de manhã bem cedinho e a tarde por volta das 3h. Comem alpiste, painço, quirela e farinha de minho. Não cantam, porém fazem um barulho agradável voando em bandos. De tempos em tempos parecem que desapareceram para em seguida surgirem com os filhotes, que esses sim fazem muito barulho.

    ResponderExcluir