20/03/2009

CANARIO BELGA




A “boca” desses pássaros é constituída por tecido córneo, estrutura semelhante à unha dos cães.

A forma do bico está relacionada com o tipo de alimento e dieta que o pássaro ingere. Por isto, pode-se observar passeriformes com formatos diferentes dos bicos.

Existem problemas relacionados ao bico que irão interferir na alimentação, podendo levar o animal a um estado de desnutrição e até a morte.

fraturas podem ocorrer acidentalmente e merece abordagem ortopédica especial e manejo alimentar apropriado.
crescimento indevido, consequente da má formação genética. Isto irá atrapalhar na alimentação, pois o pássaro não consegue pegar o alimento de forma adequada.
existe uma doença que popularmente é chamada de “peito seco” e que impede o pássaro de quebrar a casca da semente e ingerir o alimento. Este termo (peito seco) é consequente do estado de caquexia. Esta caquexia só é observada quando o responsável manipula o pássaro.
existem vermes que habitam a traquéia dos pássaros e dificultam a respiração e a deglutição. Dependendo da infestação, podem asfixiar o pássaro.
Existem outras inúmeras doenças relacionadas à “boca” dos pássaros. Se alguém tiver interesse, poderei relacionar essas outras doenças.

4 comentários:

  1. como faço pra adquirir um canario dessas caracteristicas?

    ResponderExcluir
  2. tenho filhotes de canário e o bico deles estão com aspecto de descascando como se tivesse camadas, e estão com o bico escuro vc sabe me dizer o que é isso? e como tratar?

    ResponderExcluir
  3. onde que eu compro um canario desce

    ResponderExcluir
  4. como fazer ele cantar , e levantar o fogo dele pra ele cantar

    ResponderExcluir