15/02/2009

TIZIU


Tiziu é o nome popular da espécie Volatinia jacarina, um pequeno pássaro da Família Emberizidae que ocorre em todas as regiões do Brasil, sendo muito comum principalmente em áreas de vegetação alterada, como capinzais. Esta ave é sexualmente dimórfica (machos diferentes de fêmeas), sendo que os machos apresentam uma plumagem nupcial pretoazulada com manchas subaxilares brancas, enquanto as fêmeas e os jovens apresentam uma coloração parda.

Sua estação reprodutiva no cerrado coincide com a estação chuvosa, de novembro a março, onde a disponibilidade de recursos é maior, principalmente insetos, fonte essencial de proteínas para o crescimento dos filhotes, e sementes de gramíneas, principal fonte de alimento dos adultos. Ao final da estação reprodutiva, a maioria dos indivíduos se retira da região, retornando apenas na próxima estação reprodutiva (Antas & Cavalcanti 1988). Entretanto, no Pará, por exemplo, a reprodução pode durar o ano todo (Sick 1997, Carvalho 1956).

Durante a estação reprodutiva, machos são facilmente visualizados fazendo “displays”, saltos verticais durante o qual batem as asas, mostrando as manchas brancas e emitindo um som bastante característico, cuja onomatopéia deu origem ao nome Tiziu. Esses saltos parecem ter uma função tanto na seleção inter-sexual (corte de fêmeas) quanto na intra-sexual (competição entre machos), sendo a proporção entre machos e fêmeas um fator altamente relacionado ao investimento em saltos por parte dos machos (Veloso 2007).

? Ouça o canto do Tiziu

8 comentários:

  1. bom dia!
    As vezes apareçem muitos tizius perto da minha casa,e eles só ficam pulando,e além disso aqui na minha cidade é conheçido como biziu

    ResponderExcluir
  2. Bom dia !
    Eu tenhu un tiziu macho mais ele nao canta e ele e mei espantado o que eu boderia fazer para ele comessar a cantar de pulo e fica manso???

    alguem poderia me responder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. de painço coloque as madeiras dele o mais baixo possivel e se tiver como arrume uma femea e leve os dois para o mato !

      Excluir
    2. Bota numa gaiola de amansadeira e boya em um local onde passa muitas gente ele vai amança

      Excluir
  3. tinha que ter musica de canto do tiziu.

    ResponderExcluir
  4. para fazer o seu tizil cantar. de painço portugues para ele

    ResponderExcluir
  5. para fazer seu tizil cantar: amostre uma femea para ele e depois deixe ela bem longe dele valeu>

    ResponderExcluir
  6. Quando menino, via e ouvia o cantico do Tzil e achava muito bonito, e hoje ele desapareceu. isto faz muito tempo, há uns 40 anos atráz. não vejo o pássaro Tizil. Uma pena.

    ResponderExcluir