11/02/2009

ARARA CANINDE


"ARARA CANINDÉ (Ara ararauna)


Características – mede aproximadamente 80 centímetros e pode pesar até 1,2 kg. Sua plumagem superior é de cor azul e sua barriga amarela. A face é branca. A garganta e fileiras de penas faciais negras. O bico é negro, forte, alto e recurvado, e a língua grossa é sensível e riquíssima em papilas gustativas.
Habitat – florestas, várzeas com buritizais, babaçuais e beira de mata.
Ocorrência – América Central, América do Sul, sendo no Brasil até o estado de São Paulo.
Hábitos – voz estridente, não chega a pronunciar tão exatamente as sílabas 'a-ra-ra', que é a voz comum a todas as espécies deste gênero. Utilizam o bico como um terceiro pé que quando trepam nos galhos. A melhor defesa que possui é ficar imóvel e calada. Vivem geralmente aos pares, podendo formar também grupos de mais de 30 indivíduos.
Alimentação – sementes, frutas e larvas de insetos.
Reprodução – formam casais que são fiéis por toda a vida, estes casais botam uma vez por ano dentro de oco de árvore de 03 a 04 ovos, dos quais saem depois de 30 dias 02 a 03 filhotes. Os filhotes saem do ninho com 13 semanas de vida e são totalmente dependentes dos pais.
Ameaças – ameaçada de extinção. As araras estão entre as aves mais apreciadas para servirem de animais de estimação e entre elas a canindé é a mais comum de ser encontrada na Europa e Estados Unidos, a maioria delas proveniente do tráfico que é hoje maior perigo para espécie. As maiores ameaças para esta arara estão relacionadas a destrui�"

Nenhum comentário:

Postar um comentário