15/02/09

SANHAÇO PAPA-LARANJA




Nome Científico: Thraupis bonariensis.

Nome Comum: Sanhaço-amarelo, Papa-ameixa.

Distribuição: Do Paraná a Argentina.

Habitat: Matas de galeria, capões.

Características: 18,0cm de comprimento.
Pássaro com colorido berrante. Na natureza tem sido visto alimentando-se de inflorescências de eucalipto e grandes pedaços de folhas de mamão e chuchu.

.

Hábito alimentar Frugívoro. Água Filtrada, renovada diariamente, em bebedouro limpo.
Frutas, legumes e verduras Frutas: maçã, mamão, laranja, goiaba, caqui, banana e frutas de época. Legumes: cenoura ou beterraba. Verduras: escarola, serralha, couve. Ração Diariamente: ração peletizada comercial para sabiás. Alguns criadores fornecem ração para cães filhotes triturada, de maneira que se formem partículas de diversos tamanhos.
Mistura branca Deve ser adicionada diariamente às frutas batidas no liquidificador, às quais darão sabor, corpo e consistência ao alimento a ser servido. A mistura deve ficar bem homogênia, e guardada em recipiente fechado: 4 partes de Neston, 3 partes de farinha láctea, 1 parte de levedo de cerveja, 1 parte de Dextrosol, 2 partes de Meritene sabor baunilha, 3 partes de leite em pó e 2 partes de aveia instantânea. Utiliza-se 1 colhere das de sopa bem cheias dessa mistura para cada 1/2 litro de frutas batidas. Papa de frutas Deve-se escolher 2 a 4 frutas ou legumes para serem processados no liquidificador com a mistura branca. A papa deve ter consistência bem firme, o que irá determinar a aceitação e a higiene das aves. O mel pode ser utilizado para melhorar a palatabilidade. Esta papa tem a duração aproximada de 5 horas sem azedar, sendo que jamais deverá ficar exposta ao sol. A papa deve ser servida logo pela manhã e retirada no início da tarde. No período da tarde ofereça frutas "in natura", que serão retiradas ao final do dia.
Cantaxantina Nutriente utilizado para intensificar a coloração das penas. Recomenda-se a utillização de 6 gramas/kg da mistura branca, durante a época de muda. Não é necessária sua utilização nos casos em que a beterraba e a cenoura fazem parte da dieta do pássaro. Alimento vivo Oferecer cerca de 5 larvas para cada pássaro 3 vezes por semana, durante o ano todo. Até 30 larvas de Tenebrio molitor/dia por fêmea com filhotes.


.

Período de reprodução Primavera e verão. Gaiola do reprodutor 80cm de comp. x 40cm de alt. x 40cm de larg.
Período de descanso Outono e inverno. Gaiola da matriz 80cm de comp. x 40cm de alt. x 40cm de larg.
Fêmeas e filhotes Apresentam dimorfismo sexual acentuado. Fêmea verde-pardacenta de lado inferior mais claro Ninho Tipo taça, feito em arame e sisal, com 12,0cm de diâmetro e 6,0cm de profundidade. Um vaso de xaxim pode ser utilzado como ninho.
Maturidade sexual 12 meses. Material p/ ninho Fibra de sisal, fibra de coco e raíz de capim.
Incubação 2 a 3 posturas por temporada, 2 a 4 ovos/postura, 13 dias de incubação, podendo os filhotes serem separados da mãe aos 35 dias de idade. Anel No. 5.

4 comentários:

  1. Deus caprichou na natureza.muitos animais,aves de todas as cores e formas,sera que merecemos tudo isso?temos que fazer merecer,cuidando.parabens pelo blog,vale a pena olhar.

    ResponderExcluir
  2. lindo o sanháço papa laranja,como fasso pra ter um?

    ResponderExcluir
  3. tenho um casal,são aves muito bonitas,o macho canta.os dois vivem em uma gaiola grande,mas ainda não chocaram.como faço para eles terem filhotes?

    ResponderExcluir
  4. tenho um sanhaço papa-laranja, ele é muito lindo. o meu é macho, como eu faço pra consegui uma femea?

    ResponderExcluir