11/02/2009

TIE SANGUE


Tiê-sangue (Ramphocelus bresilius), também conhecido como Sangue-de-Boi é uma ave sul-americana passeriforme da família dos traupídeos reconhecida pela beleza de sua plumagem vermelha.


[editar] Distribuição
O tië-sangue é encontrado na porção oriental do Brasil, da Paraíba até Santa Catarina. Vive em áres desmatadas ou em campos sujos, capoeiras baixas e restingas.


[editar] Aparência
A plumagem do macho é de um vermelho-vivo, que lhe deu origem ao nome. Parte das asas e da cauda são pretas. A espécie apresenta dimorfismo sexual, sendo a plumagem da fêmea é menos vistosa, de cor parda.


[editar] Dieta
O tiê-sangue é frugívoro, tendo predileção pelos frutos da embaúba. Como as árvores do gênero Cecropia são bastante comuns em áreas em recuperação, bem como em locais próximos a cursos ou reservas de água, o Tiê-Sangue, apesar de não raro ser vítima de contrabando, não encontra-se imediatamente ameaçado

3 comentários:

  1. ESSA AVE É MUITO LINDA ; E DELICADA TAMBEM E UMA DAS AVES QUE ESTÃO EM EXTINÇAO POR ISSO TEMOS QUE CUIDAR DELAS COM MUITO AMOR .E DEVEMOS SER CONTRA O CONTRABANDO TANTO DE AVES ,COMO DE ANIMAIS TAMBEM POIS É MUITO TRISTE VER ESSE LINDOS BICHINHOS DA NOSSA FAUNA SEREM MALTRATADOS .
    NAO É QUE SOU CONTRA QUEM CRIA COM AMOR EU SOU CONTRA A QUEM NAO CUIDA E MALTRATA.

    ResponderExcluir
  2. gosto muito de passaros,e eu acho o tie sangue muito bonito

    ResponderExcluir
  3. EU TENHO UM LINDO TIÊ SANGUE,QUE CANTA O DIA TODO,É UMA FERA PRA CANTAR.
    VAMOS PRESERVAR ESSA ESPECIE QUE É LINDA DEMAIS.

    ResponderExcluir