31/05/09

PASSARO PRETO DO BREJO OU CHOPIM DO BREJO


É um pássaro de canto melodioso, que é um assobiar forte, sua coloração pardo-anegrada, com dorso um pouco oliváceo, barriga amarela e bico preto e pontiagudo, tornão fácil sua identificação.
Fonte: pesc





Nome Vulgar: PÁSSARO PRETO DO BREJO OU CHOPIM DO BREJO
Nome Científico: Pseudoleistes guirahuro
Família: Icterídae
Peso: 60 a 70 g
Tamanho: 24 a 27 cm

Descrição: É um pássaro de canto melodioso, que é um assobiar forte, sua coloração pardo-anegrada, com dorso um pouco oliváceo, barriga amarela e bico preto e pontiagudo, tornão fácil sua identificação. Tece seus ninhos com perfeição em forma de cesta aberta, criando de dois a três filhotes. Alimenta-se de grãos e sementes que encontra nos brejos. Quando o bando muda para outro local, costumam cantar em vôo. Vivem nos brejos, na várzea com capim alto, quase sempre em bandos. Ocorre no sul do Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e Rio de Janeiro, no Estado de Minas Gerais são facilmente encontrados em gaiolas, devido a grande apreciação de seu canto.

7 comentários:

  1. olá vanderlei...achei seu blog interessante estava fazendo uma pesquisa,achei um filhotinho de chopin do brejo mas não sei o que dar pra ele comer!talvez vc me falasse ele abre o biquinho quando aproximo meus dedos obg
    meu email:vanzei.vi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. cara consegui um deste e ainda nao ouvi seu canto vc tem algun audio deste passaro .
    ricardonegreiros@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Aves silvestres em cativeiro é crime!!! Pássaro na gaiola não canta lamenta!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Prender pássaros em gaiolas é uma atitude no mínimo estúpida e apenas demonstra irracionalidade!

    ResponderExcluir
  5. Moro no Amapá, no norte do Brasil, e hoje vi três dessa espécie em meu sítio. Como nunca o tinha visto, decidi pesquisar.

    ResponderExcluir